Brasileia recebe Programa Segurança na Escola e promove Itinerante de Saúde na Semana dos Povos Originários
- Prefeitura de Brasiléia
- 17 de abr.
- 2 min de leitura

Promovendo cidadania, inclusão e atendimento à população e aos povos indígenas. Brasileia se destacou por duas ações significativas essa semana que aconteceram nos dias 15, 16 e 17 na Escola Tempo Integral Infantil Élson Dias Dantas. Sendo elas a realização do Programa Segurança na Escola através do Programa Acre pela Vida do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria de Estadual de Educação e o Itinerante de Saúde em homenagem à Semana dos Povos Originários.
A ação do projeto Segurança na Escola Arauana levou atividades educativas e preventivas à instituição escolar com o propósito na promoção de um ambiente escolar mais seguro. Que envolve toda a comunidade escolar, alunos, pais, professores, coordenadores e gestores.
Representantes das forças de segurança, como Polícia Militar Polícia Civil ISE, Detran, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro participaram da programação.

Ao todo, mais de 250 alunos estão participaram das atividades ao longo dos três dias de evento.
“A missão é aproximar as instituições de segurança das escolas, garantindo que os alunos se sintam protegidos e bem orientados. É fundamental que nossos jovens tenham acesso à informação e saibam que podem contar com o apoio das forças públicas”, destacou comandante do 5° Batalhão da PM em Brasileia Thales Rafael.
A Prefeitura de Brasileia levou o Itinerante de Saúde, oferecendo atendimentos médicos, farmácia municipal, serviços de vacinação e assistência social com Bolsa Família e Crianças Feliz para a comunidade indígena em condição urbana na localidade. A ação fez parte da programação da Semana dos Povos Originários.

“Estamos levando através da Prefeitura de Brasileia e do Governo do Estado saúde, segurança e dignidade para quem mais precisa nossas crianças e nossos povos originários e a comunidade em geral. E celebrar a cultura dos povos indígenas também é garantir seus direitos, e a saúde é um deles.” afirmou o Prefeito Carlinhos do Pelado.
Isaías Jaminawa elogiou a iniciativa. “É muito importante quando a prefeitura vem até nós. Nem sempre conseguimos nos deslocar para o centro da cidade”, disse o representante da comunidade indígena Jaminawa.
As duas ações refletem o compromisso da gestão municipal com valorização da diversidade cultural, de educação e saúde de qualidade para todos.
Comments